Ponte Engenheiro Sérgio Quintela - Paraíba do Sul-RJ

PONTE EM BALANÇO SUCESSIVO

A construção da Ponte Engenheiro Sérgio Quintela sobre o Rio Paraíba do Sul, no município de Paraíba do Sul, foi realizada utilizando o método de balanço sucessivo com aduelas protendidas. Este projeto enfrentou desafios significativos, inicialmente considerados “inexequíveis”, devido à falta de espaço adequado para a colocação de apoios compatíveis com a extensão do vão central da ponte.

Os vãos extremos curtos resultavam em etapas que as reações nos encontros de tração nos apoios dos encontros da ponte. Para superar esse obstáculo, foi implementada uma solução estrutural inovadora, utilizando aparelhos de apoio especiais. A solução envolveu mobilizar o peso dos encontros extremos de maneira a anular as reações de tração, redistribuindo o peso e a carga estrutural da ponte. Esta abordagem permitiu a execução da obra que, inicialmente, parecia inviável.

Com um vão de 60 metros, este projeto não só solucionou os desafios técnicos enfrentados, como também proporcionou uma infraestrutura durável e eficiente para a comunidade de Paraíba do Sul.

Scroll to Top